quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TCC - Normas para Monografia



NORMAS

PARA ELABORAÇÃO
DE TRABALHOS ACADÊMICOS E DE
CONCLUSÃO DE CURSO – TCC



RIO DE JANEIRO - RJ
2012


APRESENTAÇÃO



ESTA PUBLICAÇÃO DESTINA-SE A ORIENTAR OS ALUNOS dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, permitindo-lhes enfrentar com tranquilidade o desafio de concluir com êxito o processo de titulação. Pretende, também, contribuir para a padronização dos textos produzidos na IES.
O TRABALHO destaca um conjunto de recomendações fundamentais para apresentação das Monografias ou TCC – Trabalhos de Conclusão de Cursos, relacionando as informações e procedimentos necessários para a elaboração do texto de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sugere algumas formas de diagramação do texto seguindo os padrões mais utilizados para que o graduando e o pós-graduando tenham alternativas de escolha de acordo com as características de sua área de estudo.

QUANTO ÀS QUESTÕES RELATIVAS À ORTOGRAFIA E À GRAMÁTICA, já existem excelentes publicações. Assim, é fundamental que o aluno esteja atento às mudanças ocorridas na Língua Portuguesa, e que os trabalhos sejam elaborados segundo as normas já regulamentadas. Para isso, o aluno deverá consultar obras que tratam acerca da Nova Ortografia da Língua Portuguesa.

O CORPO DOCENTE deve estar atento ao conteúdo do presente trabalho, solicitando dos discentes trabalhos acadêmicos dentro das normas expostas, no sentido de prepará-los também para o trabalho final, o TCC.


TRABALHOS ACADÊMICOS E SIMILARES



DE ACORDO COM A ABNT, são documentos que representam o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Devem ser feitos sob a coordenação de um orientador.

MONOGRAFIA é a exposição exaustiva de um problema ou assunto específico, investigado cientificamente. Na FAECAD, a monografia é requisito parcial para a conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação e para obtenção dos respectivos títulos.

O TRABALHO DE PESQUISA pode ser denominado monografia quando é apresentado como requisito parcial para o título de bacharel, ou pode ser denominado trabalho de conclusão de curso, quando é apresentado como requisito parcial para a conclusão de curso.

MEMÓRIA é a monografia publicamente comunicada em congressos, encontros, simpósios, academias, sociedades científicas, segundo normas estipuladas pela coordenação dessas reuniões e entidades.

I – CONCEITO E OBJETIVOS


1.      Entende-se por TCC a produção científica do aluno, individualmente ou em equipe, entregue na forma de trabalho monográfico ou de relatório de desenvolvimento de projeto experimental.

2.      O TCC deverá refletir:
a)      A consolidação dos conhecimentos construídos durante o curso e/ ou disciplinas;
b)      A formação básica, científica, técnica, sociopolítica.
c)      A capacidade investigativa e produtiva do aluno;
d)     O aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica científica.

3.      Os objetivos gerais de conclusão de curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação da FAECAD ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, a consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica do profissional docente da área de sua escolha.

4.      A Monografia é realizada ao final do curso e é requisito necessário à conclusão do curso escolhido.




II – DAS ETAPAS DO TCC



5.      A elaboração do trabalho de conclusão de curso compreende as seguintes etapas:
·         A entrega do projeto ao professor-orientador;
·         Redação e apresentação do TCC ao Coordenador de Curso através do orientador.

1ª etapa – Elaboração do projeto (7º semestre):
a)      Pesquisa bibliográfica compatível com o tema;
b)      Projeto de pesquisa;
c)      Apresentação de relatórios periódicos durante toda a etapa;
d)     Delineamento geral do trabalho, em texto escrito, em duas vias, até trinta dias antes do final do período letivo, para avaliação parcial;
e)      Execução das correções solicitadas.

2ª etapa – Desenvolvimento do Trabalho (8º semestre):
a)      Início da elaboração do trabalho;
b)      Apresentação de relatórios periódicos durante toda a fase;
c)      Execução das correções solicitadas;
d)     Digitação definitiva do trabalho e entrega em (três vias), de acordo com as especificações técnicas, até 30 (trinta dias) antes do término do semestre letivo.

6.      A coordenação do curso estabelecerá todas as fases e cronogramas para elaboração e apresentação do projeto e da monografia.

III – DO PROJETO DE TCC

7.      O aluno deve elaborar seu projeto de TCC seguindo os critérios técnicos estabelecidos nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e atendendo ao que dispõem as normas e as orientações de seu professor-orientador.



8.      A estrutura do projeto de TCC deve conter:
a)      Capa;
b)      Sumário;
c)      Resumo;
d)     Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;
e)      Objetivos;
f)       Cronograma;
g)      Metodologia;
h)      Referências Bibliográficas;
i)        Conclusão

9.      O projeto deverá obter aprovação do Coordenador do Curso e do orientador, obedecendo aos critérios de:
a)      Relevância do tema;
b)      Formulação adequada do problema;
c)      Hipóteses;
d)     Aplicabilidade.

10.  O projeto deverá ter no mínimo 4 e no máximo 6 folhas, a contar a partir da capa.

11.  O projeto não aprovado deve ser devolvido imediatamente ao (s) aluno (s) com os comentários e orientações do professor-orientador, para que seja reformulado ou refeito e novamente encaminhado para análise e parecer final.

·         Em caso de três reprovações, o aluno só terá oportunidade no período letivo seguinte.

12.  Após aprovação do projeto serão permitidas pequenas mudanças que não comprometam as linhas básicas, desde que com autorização do professor orientador.

13.  A mudança do tema da pesquisa acarretará a necessidade de apresentação de novo projeto, ficando a critério de a Coordenação autorizar a mudança e definir novo cronograma.

IV – DA ESTRUTURA DO TCC

14.  A estrutura do trabalho científico, como o TCC, compreende elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Os elementos e a ordem de apresentação deles no trabalho são os seguintes:



a)      Elementos Pré-textuais:
Capa
Folha de rosto
Errata (opcional)
Folha de aprovação
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos
Epígrafe (opcional)
Resumo
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário

b)     Elementos Textuais:
Introdução
Desenvolvimento do trabalho
Conclusão

c)      Elementos pós-textuais
Referências
Glossário (opcional)
Apêndice (opcional)
Anexo (opcional)

15.  Formato do papel – O texto deve ser impresso sobre papel branco opaco, em formato A4 (210 X 297 mm, de 75 gr/m²), em disposição vertical. No trabalho deve ser utilizada somente a frente do papel (anverso). Recomenda-se a impressão do restante do trabalho apenas nesse lado do papel. Não é permitida a apresentação de páginas soltas ou encartadas no volume. Todas as informações devem fazer parte do volume encadernado.

16.  A hifenização é recomendada, para evitar espaços muito grandes entre elas.

17.  Modelo a ser utilizado:
a)     Margem superior                         2,5 cm
b)     Margem inferior                          2,5 cm
c)     Margem esquerda                        3 cm
d)    Margem direita                            4 cm
e)     Cabeçalho                                    1 cm
f)      Rodapé                                        0 cm
g)     Margem para ilustração – mínima 2 cm
h)     Largura da mancha gráfica            13,5 cm
i)       Espaço entre linhas                        1,5 cm
j)       Primeira linha identação                1 cm

18.  Alinhamento de parágrafos – Parágrafos de texto, citações longas, notas de rodapé, epígrafes e bibliografia devem ser justificados. Caso seja possível, recomenda-se a utilização de hifenização para evitar grandes espaços brancos no texto. Os títulos e subtítulos devem ser alinhados pela margem esquerda da página. Na capa e folha de rosto, o texto deve estar alinhado pela margem direita.

19.  Citações longas – Citações com mais de três linhas deverão começar novo parágrafo, em espaço simples, com o texto alinhado pelo recuo da primeira linha do parágrafo anterior.

20.  Tipologia – As famílias de fontes escolhidas levam em conta a facilidade de aplicação. Essas fontes fazem parte do editor gráfico mais utilizado atualmente. Recomenda-se a utilização da ferramenta estilo, na qual o tamanho da fonte é configurado para os diversos tipos de parágrafo. As famílias de fontes selecionadas são TIMES NEW ROMAN e ARIAL. Os textos longos, citações e referências bibliográficas serão em Times New Roman, utilizando-se o negrito e o itálico para os destaques necessários ao corpo do texto. A fonte Arial será adotada para títulos, subtítulos, legendas, tabelas e partes dos elementos pré-textuais (capa e páginas iniciais), utilizando-se também o negrito e o itálico para os destaques. O tamanho da fonte é 12 no corpo do texto (espaço 1 e 1/5); 10 nas citações longas em espaço simples, bem como nas notas de rodapés; os títulos das seções levam tamanho 14 negrito (Arial).

21.  Numeração de páginas – A contagem das páginas, para efeito de numeração, deve começar a partir da primeira folha do trabalho (folha de rosto). As capas não fazem parte da numeração. A numeração é feita com algarismos arábicos nas páginas do texto, em conjunto com o cabeçalho, caso esse exista. Os algarismos das páginas do texto devem estar situados no alto das páginas, à direita. A numeração das páginas pré-textuais é composta de algarismos romanos minúsculos, abaixo e no meio da página. Para facilitar a organização do trabalho, podem ser criados arquivos separados para cada parte do trabalho: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

22.  Todos os capítulos, incluindo-se a Introdução, devem iniciar com nova página. Recomenda-se o sistema de numeração progressiva adotado pela ABNT (NBR 6024) para os capítulos e sub-capítulos. O excesso de subdivisões deve ser evitado; sugere-se não ultrapassar o máximo de cinco algarismos. Ver o exemplo abaixo:

·         Numeração progressiva de subdivisões de capítulos:

3
Título do capítulo (Arial 14 – negrito)

·         Numeração progressiva de subdivisões de capítulos:

3.1.
Título do capítulo (Arial 12 – negrito)

·         Numeração progressiva da segunda subdivisão de capítulos:

3.1.1.
Título do capítulo (Arial 12 – negrito)

23.  Cor da impressão – A cor preta da impressão deve ser usada para todos os trabalhos. Fotografias, ilustrações, tabelas e quadros poderão ser coloridos.

24.  Logotipo da FAECAD – O logotipo da FAECAD e/ou LOGOS deve ser inserido na folha de rosto e na página de aprovação. Ver logotipo a seguir:

·         Logotipo da FAECAD:

Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia

25.  Notas de rodapé – Têm a finalidade de prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho considerações complementares, cujas inclusões no texto interromperiam a sequência lógica da leitura. Devem ser reduzidas ao mínimo e aparecer em local tão próximo quanto possível do texto. Podem ser bibliográficas, utilizadas para indicar a fonte de onde foi tirada uma citação, ou explicativas, utilizadas para apresentar comentários ou observações pessoais do autor, informações obtidas por meio de canais informais. Ver exemplo:

SILVA, G., A teoria da filosofia, p. 7.
Ou:  SILVA, G., A teoria da filosofia, p. 7.

§         Utilizar os seguintes referenciais:
·         Ibid.     - Várias citações
·         Id.        -  Citações diferentes de uma mesma obra
·         op. cit.  -  Anteriormente, na mesma página
·         loc. cit. - Mesma página, citada anteriormente com intercalações de outras notas.
           
26.  Elementos da referência bibliográfica – Ver exemplos abaixo:
a)      Autor pessoal
·        PACHECO, A. Flora Tristã: vida e obra. Rio de Janeiro: Edarte, 1994.
·        SILVA, G. S. A. Gálatas: Comentário. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
·        SILVA, G. S. A. A origem da raça e a cor negra na Bíblia. São Paulo: Ler e Ser, 2007.
·        TULER, M. A. Recursos didáticos para a Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

b)     Dois autores
·        CARVALHO, S. P.; SOUZA, P. R. Organização de ensino:resistências sociais. Rio de Janeiro: Moderna, 1987.

c)      Três autores
·        OLIVEIRA, M. A.; COUTO, J. A.; MENEZES, L. C. Estudos comparados sobre construção de redes locais. São Paulo: Unitec, 1999.

d)     Mais de três autores
·        FONSECA, E. T. et al. Estudos de economia aplicada. Brasília: Ipea, 1996.

e)      Organizador
·        MENDONÇA, L. P. (Org.). O psicólogo e a escola. São Paulo: USC, 1991.

f)       Editor
·        GARCIA, P. (Ed.). Construtivismo del movimiento educacional: soluciones y tecnicas. Madrid, Santillana, 1990.

g)      Autor desconhecido
·        RROBLEMAS do setor educacional brasileiro. São Paulo: MEC, 1993, 164p.

h)     Autor entidade
·        ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – apresentação. Rio de Janeiro, 2001.

i)        Denominação específica
·        ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relatório da diretoria geral:1984. Rio de Janeiro, 1985.

j)       Séries e coleções
·        TULER, M. Pedagogia pastoral: liderança com enfoque no ensino. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. (Série Ensinador Cristão).
   

27.  Pode-se adotar a ordem alfabética ou numérica na referência bibliográfica.

28.  A apresentação da monografia deverá estar de acordo com as normas para apresentação de trabalhos científicos adotadas pela FAECAD.


V – DA AVALIAÇÃO

29.  Serão considerados como elementos de avaliação:
a)      Relevância significativa e científica do tema;
b)      Formulação adequada do problema;
c)      Qualidade de bibliografia utilizada;
d)     Consistência de argumentação;
e)      Redação e apresentação técnica.

30.  Na nota e/ou conceito final atribuído (a) ao(s) aluno(s) para o TCC deverão ter sido pontuadas distintivamente as várias etapas da construção do trabalho experimental – etapas definidas pelo colegiado de Curso – e/ou monografias, quais sejam: planejamento do estudo; coleta e análise de dados empíricos e/ou bibliográficos, redação final, apresentação.

31.  Para aprovação, o aluno deve obter nota final igual ou superior a sete.

32.  Caso o aluno obtenha como resultado de avaliação final uma nota inferior a sete e superior a cinco, terá o prazo de 15 (quinze) dias para nova exposição escrita.

33.  Entregues as cópias do TCC, com as alterações realizadas, procede-se a uma nova avaliação, na forma prevista.

34.  A cópia do exemplar com a avaliação, assinada pelos professores, será encaminhada à biblioteca.

35.  O aluno que não entregar o TCC, sem motivo justificado, está automaticamente reprovado.

36.  Esgotadas as oportunidades de aprovação, o aluno reinicia todo o processo de construção do TCC, ficando ao seu critério continuar ou não com o mesmo tema ou com o mesmo orientador.

VI – DO ALUNO

37.  É considerado aluno em fase de regularização de TCC todo aquele regularmente matriculado no 7º semestre do curso escolhido.

38.  O aluno em fase de realização de TCC tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

a)      Frequentar as reuniões convocadas pelo Coordenador de Curso ou pelo seu orientador nos horários pré-estabelecidos.
b)      Manter contatos, no mínimo mensais, com o professor orientador, para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas.
c)      Apresentar ao professor orientador um cronograma das atividades a serem desenvolvidas.
d)     Entregar relatórios escritos ao professor-orientador em datas pré-fixadas.
e)      Cumprir os prazos estabelecidos e divulgados pela Direção da Faculdade e/ou Coordenação do Curso para entrega de projetos, relatórios parciais e TCC.
f)       Elaborar a versão final de seu TCC atendendo ao que dispõe a presente norma;
g)      Entregar na secretaria da faculdade e/ou Coordenador do Curso, no prazo estabelecido, as cópias do seu TCC na(s) forma(s) estipulada(s) (impressa, digital ou que utiliza meio eletrônico) para apreciação, após revisão e liberação do professor-orientador.


VII – DO PROFESSOR-ORIENTADOR

39.  Estará apto a orientar monografia todo docente de Curso que possua, preferencialmente, título de Mestre ou Doutor.



40.  A troca de professor orientador só é permitida quando outro docente assumir formalmente a orientação, após anuência expressa do professor substituído e aprovação do Coordenador do Curso.

41.  O professor-orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

a)      Frequentar as reuniões convocadas pela Direção da Faculdade ou Coordenador do Curso;
b)      Orientar a elaboração do TCC em encontros periódicos, em horários previamente agendados; aluno ou grupo passou;
c)      Entregar, no final, para o Coordenador do Curso, um relatório devidamente preenchido e assinado de suas atividades de orientação e das várias etapas pelas quais o aluno ou grupo passou.
d)     Participar de bancas de defesa para as quais estiver designado, obrigatoriamente as de seus orientandos, devendo, neste momento, assinar as fichas de avaliação dos TCCs e as atas finais das sessões de defesa.

42.  A responsabilidade pela elaboração do TCC é integralmente do(s) aluno(s), o que não exime o professor-orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação.

43.  O professor-orientador acompanhará a elaboração do trabalho de pesquisa desde a construção do projeto até a apresentação final da Monografia à Banca Avaliadora.








VII – APRESENTAÇÃO E DEFESA DA MONOGRAFIA

44.  As sessões de apresentação e defesa das monografias são públicas.

45.  Na apresentação do trabalho, o aluno terá até vinte minutos para sua exposição do trabalho, a banca examinadora terá até quinze minutos para fazer as considerações e arguições, dispondo o aluno de até quinze minutos para responder.

46.  A monografia será apresentada e defendida pelos acadêmicos perante banca examinadora composta pelo professor-orientador e por mais dois membros titulares, indicados pela coordenação do Curso.

47.  Um dos membros da Banca poderá ser professor visitante, de outra IES, convidado previamente pela FAECAD.

48.  A presidência da banca será nomeada pela coordenação do Curso.

49.  A Banca examinadora somente poderá instalar-se com a presença de três membros.

50.  As notas serão atribuídas após o encerramento da etapa de considerações e arguição, individualmente por cada examinador, levando em consideração o trabalho escrito, sua exposição oral e as respostas às arguições da banca examinadora.
a)      Serão utilizadas fichas de avaliação individuais, para a atribuição das notas, nas quais os membros da banca atribuirão nota para cada item considerado.
b)      A nota final do acadêmico será o resultado da média aritmética das notas atribuídas em cada item pelos membros da banca examinadora.
c)      Para aprovação, o acadêmico deverá obter nota final igual ou superior a sete (numa escala de zero a dez).

51.  A banca examinadora poderá sugerir ou exigir que o acadêmico reformule aspectos de sua monografia.
a)      O prazo para apresentar as alterações será de trinta dias a contar da data da apresentação e defesa.
b)      Após a entrega das cópias da monografia, com as alterações realizadas e o visto do professor-orientador, estará concluída a etapa de avaliação.

52.  A ata de avaliação final, assinada por todos os membros da banca examinadora, permanecerá arquivada na Coordenação do Curso.

53.  O acadêmico que não obtiver a nota estabelecida para a aprovação deverá refazer as disciplinas de TCC I e TCC II, bem como a própria monografia.

54.  Caso o acadêmico não compareça à sessão de apresentação e defesa da monografia, deverá justificar o motivo e solicitar à coordenação do Curso a designação de nova data. Os motivos serão avaliados pela Coordenação do Curso, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do pedido.

55.  Todos os professores do Curso podem ser convocados a participar de banca examinadora, preferencialmente em suas respectivas áreas de atuação.

56.  Termo de aprovação – É um documento oficial da FAECAD que é elaborado após a defesa do trabalho acadêmico. Deve vir logo após a folha de rosto, em página distinta. Contém o nome do autor, título e subtítulo do trabalho, texto de aprovação, nome do orientador e dos membros da banca examinadora, do Coordenado do curso ao qual pertence o aluno, além do local e data de aprovação.

57.  Direitos autorais, perfil do aluno e ficha catalográfica:

a)      Direitos autorais – Os direitos autorais das versões finais dos trabalhos são da FAECAD, do autor e do professor orientador. O texto padrão para esta nota é apresentado em Arial 12 em negrito e Times New Roman 12, normal.
b)      Perfil do aluno – Um pequeno perfil do aluno, com no máximo 100 palavras deve ser incluído contendo os seguintes dados: nome completo, formação universitária (graduação ou pós-graduação), área de pesquisa ou interesse acadêmico, principais projetos e área de atuação profissional atual.
c)      Ficha catalográfica – Deverão ser solicitados à Biblioteca da FAECAD os dados para compor a ficha catalográfica do trabalho. A mesma deve ser apresentada na forma de um quadro. Deve conter no máximo 10 palavras-chave.





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